Estudantes do SESI Machadinho aliam estudo com ações práticas durante a pandemia

Os estudantes dos 4º e 5º anos do SESI – Machadinho, em Americana/SP, a partir da disciplina de Práticas Sociais e Culturais, produziram e lançaram  páginas interativas no Padlet, dois e-books, vídeo com declamação de poesias e desenvolveram ações ambientais, de forma a trazer melhorias para a sociedade.

A disciplina envolveu estudantes dos 4 e 5º anos A e B, divididos no total de 6 grupos com até 20 estudantes cada, sob orientação dos professores Maria Claudia Gardioni, Waldirene Dias, Juliano Schiavo e Rebeca Miranda. Todas as ações foram escolhidas a partir das experiências trazidas pelos estudantes, por meio de escuta ativa, entrevistas com especialistas e pesquisas, numa modalidade de aulas síncronas, por conta da quarentena.

A professora Maria Claudia Gardioni, na turma A, orientou os estudantes que escolheram o tema “Exclusão social – falta de empatia e respeito”. Eles produziram como produto final uma página interativa no Padlet, que pode ser acessado pelo link https://bit.ly/36i2cwG. Na turma B, o tema foi “COVID-19 – O isolamento social e suas consequências”, com produção de página interativa elaborada no Padlet, com acesso pelo link https://bit.ly/36nJBPC

 A professora Waldirene Dias, na turma B, orientou os estudantes quanto à Declamação de Poesias, na qual foram gravadas declamações, disponíveis no link https://youtu.be/S63wCQ-ctyw . Na turma A, os estudantes produziram o e-book “Tédio na quarentena: o que podemos fazer?”, contando com  textos instrucionais para confeccionar brinquedos. O e-book pode ser acessado no link: https://bit.ly/36pxfGS

O professor Juliano Schiavo, na turma B, orientou a produção do e-book “O que fazer quando bate o tédio?”, com textos e ilustrações com dicas para ocupar o tempo livre. O e-book pode ser acessado no link https://bit.ly/36nKNm4. Já a professora Rebeca Miranda trabalhou com os estudantes a temática de problemas ambientais, na qual os estudantes fizeram plantio de árvores, bombas de sementes ou cuidaram de plantas em suas casas. O registro pode ser conferido no link https://youtu.be/KBDe8zyRwUU

De acordo com a coordenadora pedagógica do SESI Machadinho, Lilian Patricia Gimenes dos Santos, a aprendizagem baseada em projetos é um modelo de ensino que permite aos estudantes confrontar as questões e os problemas do mundo real e buscar soluções. A diretora da unidade, Edvania Guimaraes de Carvalho ressaltou também que a proposta é integrar diferentes áreas de conhecimento, promovendo experiências de aprendizagem contextualizadas e desenvolvendo habilidades e competências.

Segundo os professores orientadores, ver o resultado final das ações foi gratificante. “Poder acompanhar todo o desenvolvimento dos estudantes nas atividades nos mostra como a educação por projetos promove a autonomia, além de fazer com que o estudante seja protagonista da sua própria aprendizagem”, destacaram.







Comentários