Precisamos falar sobre depressão



Após disponibilizar o download gratuito do meu livro Aprendendo com a Depressão, por cinco dias, no site da Amazon, uma das coisas que mais me chamou atenção foi o número elevado de downloads. E olha que apenas coloquei o link em minha página pessoal e em cerca de cinco grupos com a temática de depressão. Foram 295 downloads, praticamente sem divulgar.

A mesma coisa acontece com meu livro impresso. Sem me esforçar, vez ou outra, alguém me procura querendo adquirir um exemplar. Só um escritor sabe o quanto é difícil que os leitores adquiram a sua obra e, nesse caso, ao abordar o tema depressão, quase não tenho tido "esforços" para divulgar a obra. Ela se divulga por si só.

E isso me acendeu um alerta: há uma grande procura pelo tema, o que por um lado é bom, mas pelo outro me faz pensar que ainda é preciso abordar a questão. As pessoas procuram saber cada vez mais o que é a depressão e seus impactos. Detalhe: embora tenha tido um número elevado de downloads do livro, percebi que, nas postagens que fiz, houve poucos "curtir" ou "reações" na postagem.

Isso me leva a um segundo alerta: há uma procura, mas as pessoas sentem certo receio de falar abertamente sobre a depressão. É preciso desmistificar o assunto. #Depressão não é frescura, não é falta de Deus, não é falta do que fazer. Depressão é #doença e precisa ser tratada.

Quanto mais falarmos sobre essa doença para desmistificá-la, vamos aos poucos rompendo o tabu sobre o tema. É preciso falar sobre depressão e sempre lembrar que se trata de uma doença e que é preciso sim procurar ajuda quando se é afetado por ela.

Juliano Schiavo é jornalista, escritor e biólogo
Americana - SP

====

Para quem tiver interesse, o livro link do livro na Amazon caso queira adquirir o exemplar impresso, ainda tenho disponível (logo logo acabam os exemplares, aproveite rsrs). O preço do livro está R$ 20 + frete. Qualquer coisa, só me enviar mensagem: jssjuliano@yahoo.com.br


Comentários