Livro infantojuvenil sobre polinização é disponibilizado para download gratuito


Com a proposta de divulgar a importância da polinização, foi disponibilizado para download gratuito o livro infantojuvenil Hocus Pólen – O Feitiço da Bruxa. O material é fruto de um trabalho de conclusão do curso de Ciências Biológicas da UFSCar Araras-SP, produzido em 2014 pelos ex-alunos Juliano Schiavo e Bruna Machado, com orientação da Profª Kayna Agostini.

O  livro narra a história de dois irmãos que, ao passarem por um portal mágico, se deparam com um mundo repleto de magia. Ao eliminarem uma mamangava (abelha), eles são enfeitiçados por uma bruxa. Assim, os irmãos devem encontrar os ingredientes para romper o feitiço e não serem transformados em abelhas. Com a ajuda de uma bruxinha, eles acabam por conhecer a importância da polinização para a manutenção da vida.

“O objetivo do material foi trazer, de forma didática, conceitos ecológicos relacionados às plantas e aos seres vivos, além de oferecer uma reflexão a respeito das ações humanas e sua interferência na natureza, em especial os impactos causados nos processos entre os agentes polinizadores e as plantas”, explicou Juliano Schiavo.

De acordo com Bruna Machado, o download do livro é gratuito. “O material é direcionado a um público a partir de 11 anos e disponibilizamos ele na internet, de forma a ser utilizado em sala de aula como um livro paradidático”, ressaltou.

Kayna Agostini lembrou sobre a importância do livro. “A história trabalha conceitos sobre a polinização, que é um serviço ecossistêmico, ou seja, um serviço que traz benefícios diretos e indiretos para o homem. Cerca de três quartos das culturas agrícolas dependem da polinização biótica (feita por seres vivos) e, das mais de 308 mil espécies de plantas conhecidas, 87% dependem da polinização biótica”, disse.

DOWNLOAD GRATUITO – O livro pode ser baixado gratuitamente pelo Google Drive (clique aqui), no site Research Gate, no ícone Download full-text PDF  (clique aqui), ou pelo site www.julianoschiavo.wix.com/livros. Os interessados em uma versão impressa podem adquirir o material pelo site do Clube de Autores. Há ainda a versão para Kindle, da Amazon (clique aqui).


Comentários

  1. Parabéns pelo trabalho, temos um meliponario Escola ai em ARARAS na aheda e também aqui em Mogi Mirim quando quiser visitar sera um prazer.

    ResponderExcluir
  2. Que bacana!!! Temos horta em casa e sempre conversamos com nosso filho sobre polinização, abelhas, disseminação das sementes, morcegos, pragas... não só ele, mas todas as crianças adoram cultivar e observar.

    ResponderExcluir
  3. Que bacana. Vou divulgar. Lindo trabalho!!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário