Algumas palavras sobre simplicidade


Quando você acorda, você não sabe como será seu dia. Talvez tenha indícios, mas não certezas. Tem apontamentos, mas não passos fixos aos chão. A vida é mutável. É um fluxo natural de incertezas se traduzindo em caminhos que podemos seguir – ou não. Embora haja tantas incertezas, muitas vezes obscurecidas pelo medo – que é paralisante por impedir que arrisquemos outros caminhos não conhecidos – podemos nos esforçar para, ao menos, fazer algo melhor que ontem.

Se o passado é um caminho que ficou para trás, com suas paisagens pintadas por nossos sentimentos, o futuro é um vislumbre que, muitas vezes, encanta. Outros momentos, assusta.  O passado pode direcionar os passos. O futuro, espera pelos passos. O momento de mudar? Todos sabem a resposta: é o presente.

E o que temos feito para transformar nosso presente num verdadeiro presente, daqueles que, ao abrirmos os laços, ficamos vislumbrados? De que forma estamos dando o nosso melhor para transformar o mundo num lugar um pouco menos opressivo? Essas questões só podem ser respondidas com as ações feitas no agora. E elas não precisam ser mirabolantes, nem extraordinárias. Mudanças podem ser feitas pela simplicidade.

E simplicidade se resume a oferecer um sorriso. A dar um abraço. A estender a mão a quem precisa. É oferecer o que se pode oferecer, de coração. É dialogar e não entrar em embates. É entender que, em tempos de ódio, nada melhor do que se disciplinar para aprender a respeitar e entender que todos somos diferentes – mas somos da mesma espécie.

Simplicidade é compreender que a vida é muito mais do que posses materiais. Ela é feita de momentos. Alguns dolorosos, que ensinam. Outros, fabulosos, que encantam. Simplicidade é escolher fazer parte de algo maior, feito de pequenas atitudes: é ser empático e se colocar no lugar do outro. É colocar como meta o ajudar, ao invés de atrapalhar. É simplesmente tentar fazer o melhor para melhorar o mundo. E a reflexão que fica: o que temos feito para isso?

Juliano Schiavo
Jornalista, biólogo e escritor

Comentários

Postar um comentário