Resenha do livro Crianças da Noite


Por Juliano Schiavo

Sangue, intrigas, mentiras, lutas, ação, uma rede invisível de poder e, para calibrar tudo, um universo vampiro. Quem tem predileção por esses temas encontra no livro Crianças da Noite (Novo Século, 287 páginas), de Juliano Sasseron, um momento de degustar esses elementos. E é preciso fôlego, pois a ação corre do começo ao fim e se mescla num mundo paralelo ao humano, onde os vampiros travam uma luta pelo poder.

A linguagem é simples e direta. O detalhamento das personagens segue o ritmo acelerado do livro: é rápido, indolor, sem tempo para firulas. O que importa na história não são os mínimos detalhes, mas as lutas, as brigas, o mundo ensandecido e obscuro dos vampiros. E claro: o jogo pelo poder de seus clãs.

Na história surgem diversas personagens, muitos com papel secundário, mas relevantes para o curso narrativo. Trata-se de uma história que, em seu princípio, mostra como se dá a hegemonia dos clãs vampiros, com suas lutas, traições, seus modos de se fazer política e obter influências. No decorrer da narração, o foco é a busca de um grupo de vampiros pelos “documentos do Início”, ou seja, um material produzido pelos primeiros seres sanguinolentos, que guarda uma série de profecias.

Há de se destacar que os vampiros não são simples imortais. De acordo com seus clãs, possuem certas peculiaridades: podem ter poderes mágicos, praticarem necromancia, enganar a todos com ilusões, se transformarem em seres silenciosos, brincarem com sombras e ter habilidades inimagináveis com as mais diversas armas.

Também há demônios, seres obscuros das trevas e, é claro, lobisomens que, nesse caso, são guardiões das florestas. Há também pequenas críticas veladas à corrupção que está presente em todos os cantos, principalmente no poder executivo, com seus “mensalões” da vida (e da roubalheira).

Mas o grande lance do livro é aquela sensação de correria, de pura aventura em 287 páginas. É necessário fôlego. E, para quem gosta de ação, mesclada com muita magia, Crianças da Noite é um excelente pedido.

O autor – Juliano Sasseron nasceu em 6 de dezembro de 1985, em Andradas – MG e é engenheiro agrônomo. Com 18 anos, escreveu seu primeiro livro Abençoado? e, aos 19, Crianças da Noite, que foi publicado pela editora Novo Século em 2008.

Informações
Livro: Crianças da Noite
Autor: Juliano Sasseron
Editora: Novo Século
287 páginas
Preço: R$ 29,90
Ano de publicação: 2008
Categoria: Literatura Nacional / Terror
Onde adquirir? Livraria Cultura
Blog do autor de Crianças da Noite: Juliano Sasseron

Comentários

Postar um comentário