MoVer – Movimento Verde: Escola Maestro Germano terá projeto de educação ambiental

Proposta é sensibilizar estudantes e comunidade sobre as causas ambientais

 


 A Escola Estadual Maestro Germano Benencase, no bairro Jardim Alvorada, em Americana, recebe o projeto-piloto MoVer – Movimento Verde. A ação tem como objetivo oferecer quatro encontros aos sábados (25 de janeiro e 1, 8 e 22 de fevereiro), das 8h às 10h, com foco em educação ambiental, além de um sarau de troca de saberes em data a ser definida, numa praça ou espaço público. As inscrições são gratuitas, de 23/12 a 15/01 e podem ser feitas por meio do link: https://forms.gle/cfjnCsJUxzGNRsTY6

 

O projeto MoVer – Movimento Verde foi idealizado pelo professor de Biologia, Juliano Schiavo, que leciona na escola no período noturno. “Sinto necessidade de trazer temas ambientais para a comunidade. As pessoas só respeitam quando conhecem e nada melhor do que aprender sobre a importância da natureza para que possamos sensibilizar as pessoas”, explicou.

 

A proposta é que sejam discutidos nos encontros temas como: biodiversidade, impactos ambientais, importância das plantas, polinizadores e dispersores de sementes, além da troca de conhecimentos, mudas e plantas. Também haverá ações práticas, como construção de composteiras, produção de mudas de árvores e de abrigos provisórios para abelhas nativas.

 

Os encontros são gratuitos, direcionados prioritariamente a estudantes a partir do 9º ano e professores da Escola Estadual Maestro Germano. Também podem ser inscrever pessoas interessadas em ações ambientais e voluntariado. São 30 vagas disponíveis, que serão preenchidas seguindo ordem de inscrição.

 

Para o diretor da Escola Maestro Germano, Wagner Seleghini, “ é importante que a escola abrace projetos de caráter ambiental, pois o estudo do tema é imprescindível para que sejam formados  nela cidadãos conscientes em relação aos problemas ambientais enfrentados nos dias de hoje, e que sejam capazes de atuar para mudar esta realidade, transformando o mundo e o meio ambiente”, ressaltou.

 

SERVIÇO

Projeto MoVer – Movimento Verde

Sábados: 25 de janeiro e 1, 8 e 22 de fevereiro, das 8h às 10h

Local: Escola Estadual Maestro Germano Benencase, no Jardim Alvorada

Inscrições pelo link: https://forms.gle/cfjnCsJUxzGNRsTY6

 

TEMAS DAS AULAS

1 - Biodiversidade: a riqueza de nossa fauna e flora e suas relações ecológicas - A proposta é fazer um aprofundamento sobre a biodiversidade, a classificação dos seres vivos e sua importância. Também busca-se explicar como cada espécie está interligada e como a extinção de uma única espécie pode criar um efeito cascata. Como parte prática, cada um será convidado a fazer um tour pelo bairro para documentar por meio de registro fotográfico as espécies animais e vegetais e identificando relações ecológicas.

 

2 - Impactos ambientais causados pelo ser humano: como reduzir os danos - Estudar sobre os impactos causados pelo ser humano e apontar alternativas para mitigar os efeitos. Também será dado ênfase em compreender o que são espécies invasoras, como elas se integram ao ambiente, formas de prevenção e seu impacto ambiental. Como parte prática, fazer um workshop sobre como fazer uma própria composteira.

 

3- Plantas: sua importância para a manutenção da vida - A proposta é explicar sobre como os vegetais impactam o ambiente e de que forma sua manutenção está relacionada a qualidade ambiental. Como parte prática, pretende-se fazer mudas de plantas nativas, com plantio de sementes e estaquias.

 

4 - Polinizadores e dispersores: como os animais auxiliam na manutenção da vida - Estudar sobre a importância dos polinizadores e também dos dispersores de sementes, bem como pensar sobre como podemos proteger esses seres vivos. A parte prática consiste na produção de abrigos provisórios para abelhas sem ferrão e também na produção de áreas de nidificação para abelhas solitárias.

 

5 - Grande roda de saberes: troca de conhecimentos - A proposta é promover um encontro aberto à comunidade para troca de sementes, mudas, probióticos, entre outros, para fortalecer vínculos e trocar conhecimentos. A ideia é fazer um sarau com piquenique comunitário.

Comentários